Vento Sul Arquitetura | Florianópolis - SC | contato@ventosularq.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
SOBRE

Vento Sul é um escritório de arquitetura comprometido com o contexto local, social, natural e histórico de implantação de suas obras. Inspirado por esta metodologia de projeto, o estúdio se intitula em nome de um elemento natural e folclórico característico de Florianópolis e do litoral do estado de Santa Catarina, o Vento Sul.

 

O fenômeno do Vento possui caráter de modelador do espaço e do ambiente, sugere um estado de constante movimento e enuncia transformações, conceitos que se alinham com o espírito criativo e exploratório da criação na arquitetura. Além disso, o vento apresenta um impacto concreto ao se tornar um condicionante da forma, sendo protagonista na busca do conforto ambiental para os usuários e do processo de sustentabilidade e eficiência energética na construção.

 

O acréscimo do adjetivo Sul agrega significado ao designar o Vento tão presente nos costumes e tradições locais, simbolizando o compromisso do escritório com o contexto de suas intervenções.

ATUAÇÃO

O escritório Vento Sul atua de forma crítica nas mais diversas escalas e atribuições da disciplina de Arquitetura e Urbanismo. Os projetos são elaborados de forma colaborativa para atender os anseios e necessidades dos clientes em propostas condizentes com as especificidades do local, gerando assim obras únicas que refletem a identidade de seus usuários e que também são sensíveis ao contexto em que estão inseridas.

 

Na realização dos projetos é utilizada a plataforma BIM (Building Information Modeling), uma nova geração de software que representa em um ambiente 3D exatamente o que será construído, contendo diversos dados relevantes que auxiliam na tomada de decisões nas etapas de projeto e de execução. Estas informações são parametrizadas e se adaptam conforme eventuais modificações no projeto, elas abrangem os materiais e suas propriedades e permitem a geração de orçamentos quantitativos mais detalhados e de análises energéticas que culminam em projetos mais sustentáveis.

EQUIPE
Anna Maria Bregue 
arquiteta e urbanista

Formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em 2017.

Lucas Roberto Battisti de Souza
arquiteto e urbanista

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016, com período de estudo na La Sapienza Università di Roma, Itália, em 2013/14.

Marcelo Carlos Monteiro
arquiteto e urbanista

Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016. Possui intercâmbio acadêmico na Dublin Institute of Technology, Irlanda, em 2014/15. Vencedor do 4ª Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina com o TCC “Pedreira. Repensando a área histórica”

Maria Luiza Bratti
arquiteta e urbanista

Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2018.