Casa WF
Imbituba | SC
TIPO
ANO
ÁREA
EXECUÇÃO
Residencial
2017
256 m²
Eng.º Hecson R. Faria

O projeto consiste em três unidades, a principal isolada nos fundos do terreno, refúgio da família proprietária, e outras duas situadas em frente, geminadas, destinadas ao aluguel, principalmente durante a alta estação do verão.

 

O conceito gerador da proposta e as soluções funcionais e estéticas permeiam as unidades igualmente. Em térreo de planta livre as áreas de estar e cozinha se complementam em um só espaço de convivência integrado. Nesse sentido a envoltória em vidro permite a completa abertura do térreo, garantindo ventilação e iluminação abundantes, além de maior contato com os jardins externos, decks e churrasqueira. O primeiro pavimento concentra os ambientes privados, que na medida do possível, foram situados com as aberturas voltadas ao leste (sol da manhã), onde a radiação é mais amena e os ambientes se mantém frescos ao longo do dia. Para permitir uma boa renovação do ar nos dormitórios foram dispostas aberturas adjacentes ou opostas para possibilitar ventilação cruzada e refrescar o interior. Brises de madeira fixos e móveis foram projetados nas fachadas com maior índice de incidência solar para sombrear estas áreas e amenizar o "ganho" de calor pela edificação. O primeiro pavimento se projeta sobre o térreo também como um artifício de sombreamento dos planos de vidro do nível inferior.

 

A distribuição das residências no lote assegurou uma área verde de jardim ensolarado e uma vaga de veículo para cada uma das unidades. A distância entre os volumes também não obstrui os ventos ou a radiação solar importantes na regulação do conforto térmico das unidades e na redução de gastos energéticos. A casa principal se situa de tal modo a ter privacidade em relação às residências vizinhas. Já a área da piscina, situada ao norte, recebe luz solar ao longo de todo o dia durante o verão.

Portanto, na arquitetura da Casa WF está retratado as considerações com as características ambientais da cidade, as condições do terreno, as relações pretendidas entre os moradores em uma solução formal de valor estético e também consciente de suas responsabilidades com os anseios dos proprietários, com a conduta de valorização da riqueza natural de Imbituba e com o bom manejo de recursos naturais e energéticos.

Vento Sul Arquitetura | Florianópolis - SC | contato@ventosularq.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle