Vento Sul Arquitetura | Florianópolis - SC | contato@ventosularq.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
Amsterdam Children's Playschool
Amsterdã | Holanda
Concurso Internacional
Vento Sul Arquitetura
+ Maurício Storchi
TIPO
ANO
ÁREA
Arquitetura - Institucional
2016
10.600 m²

Proposta de uma escola de educação infantil para o Concurso Internacional Amsterdam Children's Playschool, organizado pelo site ArchMedium. O prédio fica situado em um píer desativado que ainda se encontra articulado funcionalmente e culturalmente com a cidade. A concepção formal do projeto se baseia nesta condição de conectividade, em um estreitamento da relação entre o público e o privado, nos conceitos do “open school” e também nas considerações de conforto ambiental dos usuários.


A implantação se desdobra ao longo do sitio conectando-se com as praças próximas e mantendo a fluidez visual e espacial entre via pública e a outra extremidade do terreno, marcada pela balneabilidade e pela realização de eventos culturais. Rampas estendem o espaço comum do térreo para a cobertura, possibilitando visuais para a cidade e para o horizonte, assim como para os pátios internos, onde as crianças podem ser observadas realizando tarefas relacionadas ao aprendizado que reforçam a identificação do prédio pela população como um espaço educativo.


A arquitetura gera um ambiente protegido para a pré-escola com a água como cenário e palco para seus eventos, ao mesmo tempo em que cria espaços públicos positivos que dão suporte às atividades culturais existentes e que instigam e acolhem pedestres e ciclistas que passam. No térreo se desenvolvem as salas de aprendizado que podem ser expandidas tanto para a circulação como para os pátios conforme a necessidade pedagógica e as condições atmosféricas.  Estes pátios são interconectados por uma grande praça que se liga através de decks com a área de balneário ao norte, onde as crianças podem se desenvolver plenamente na interação com a água e com ambiente natural.